quarta-feira, 14 de março de 2012

Matéria do Jornal O POVO 13/mar/2012

Voluntariado 13/03/2012 - 01h30

Pastoral da Criança precisa de adesões


FOTO: FÁBIO LIMA
O encontro regional começou ontem e vai até sexta, 16

A Pastoral da Criança precisa, no mínimo, dobrar o número de voluntários para dar continuidade ao trabalho junto a crianças e gestantes pelo Brasil. Hoje, ela atende pouco mais de 1,4 milhão de meninos e menias. Parece muito, mas não é. Isso equivale a 15% das crianças - com menos de 6 anos - consideradas pobres pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pastoral da Criança conta, hoje, com 222.624 voluntários.

A meta da entidade é acompanhar 25% desse universo. No Ceará, a situação é ainda mais desafiadora, já que das 670.424 crianças com esse perfil, apenas 59.105 são atendidas (9%). “Está caindo o número de pessoas atendidas porque temos dificuldades em conseguir lideranças nas comunidades”, alerta a coordenadora da Ação Brinquedo e Brincadeira da Pastoral da Criança, Márcia Mamede. “A gente precisa sensibilizar pessoas para que se apaixonem por esse projeto”, afirma a irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança.


Para fortalecer, avaliar e planejar as futuras ações da Pastoral, está sendo realizado, em Fortaleza, o Encontro Regional da Pastoral da Criança no Nordeste. O evento começou ontem e vai até sexta, 16, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Segundo a coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Marister Guimarães, o evento reúne 130 pessoas dos nove estados nordestinos e da coordenação nacional.


O desafio é o combate à obesidade infantil. “Ela pode ser a causa, no futuro, de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão”, avalia a irmã Vera Lúcia. O trabalho, agora, é conscientizar as famílias sobre a importância de uma alimentação saudável, além de estimular do plantio de hortas caseiras.


“Se você reservar, em um mês inteiro, apenas 24 horas para o trabalho na Pastoral, já vai ter feito uma ação maravilhosa”, incentiva Marister Guimarães. A Pastoral da Criança ficou reconhecida pelo trabalho de combate à desidratação (com o soro caseiro) e desnutrição infantil (com a distribuição do farelo multimistura). Há 28 anos, de mil crianças acompanhadas pela pastoral, 129 delas morriam. Atualmente, o índice de mortalidade caiu para 9,9 mortes por mil crianças atendidas.

Serviço

Para ser um líder da pastoral, procure a paróquia mais próxima vinculada ao projeto.

Mais informações: (85) 3254 6441 ou www.pastoraldacrianca.org.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário