quinta-feira, 8 de março de 2012

Encontro Regional começa dia 12


1. Pastoral da criança reúne coordenações de todo Nordeste no Ceará

Começa na segunda feira, dia 12 às 14 horas o Encontro Regional da Pastoral da Criança no Nordeste, que acontece em Fortaleza no Condomínio Espiritual Uirapuru, conhecido como Céu. Além das coordenadoras da Pastoral em todas as dioceses do Nordeste o encontro reúne a coordenação nacional da pastoral e os responsáveis pelas ações especiais desenvolvidas pelos líderes nas famílias acompanhadas. No Ceará 58 mil,411famílias com um total de 69 mil, 427 crianças e mais 4 mil e 285 gestantes foram acompanhadas mensalmente, conforme o relatório anual com base nas FABS (folhas de acompanhamento de ações de saúde, que as coordenadoras comunitárias preenchem mensalmente e enviam à coordenação nacional, em Curitiba.

O Estado contou, em 2011, com 5,808 líderes e outras 5 mil, 797 voluntárias para o trabalho nas comunidades, somando 11mil, 605 voluntários no Ceará. A cada mês eles visitam as famílias e partilham saberes sobre saúde da gestante e da criança, alimentação saudável, direitos sociais e reforçam o combate a endemias como dengue, tuberculose, hanseníase, etc. A Troca de saberes se dá durante as visitas das líderes as famílias que elas pastoreiam, que devem ser, em média 10 por voluntário, facilitando o conhecimento da líder com a família e seus problemas.

Dentre as gestantes acompanhadas pela pastoral em 2011, 99% (por cento) foi as consultas de pré natal e 98% teve suas curva uterina devidamente medida durante as consultas. As crianças são acompanhadas também em relação aos índices de oportunidades e conquistas, que medem o desenvolvimento mental e as oportunidades de crescimento equilibrado que as crianças têm em suas diferentes fase de vida, entre o nascimento e os seis anos.

  1. Importância dos mil primeiros dias de vida será discutida no encontro.

Durante o enconto regional da Pastoral, esta semana em Fortaleza, será aprofundado o estudo sobre a importância dos mil primeiros dias de vida da criança, fase que vai da gestação até os dois anos. O médico pediatra, especialista em primeira infância, Nelson Arns, falará sobre o assunto na manhã da quinta feira, dia 15, para participantes e convidados. Ele é coordenador adjunto da Pastoralda Criança.

As pesquisas dão conta que boa parte das doenças da idade adulta e da velhice tên raíses na primeira infâcia, incluindo problemas cardíacos. Estafase é primordial ainda para o equilíbrio psicológico e emocinal na infâcnia ena fase adulta. A Pastoral trabalha atenção, carinho e alimentação das gestante e sua relação com os bbs que estão esperando desde a gestação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário