domingo, 22 de maio de 2011

Casando e Batizando na Pastoral da Criança










No sábado, dia 28 de maio, dezessete casais receberão as bênçãos do matrimônio na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Antônio Diogo. Os casais estão sendo preparados conforme orientação do Pe. José Ferreira pela Pastoral da Família. Alguns desses casais são acompanhados pela Pastoral da Criança e foram incentivados a receber a casar-se pelas líderes responsáveis pelo pastoreio de suas famílias.
Já na Paróquia Santíssima Trindade, no José Walter, a Pastoral encaminhou, no início de maio, oito crianças e duas adultas, para o batismo. Esta ação conjunta com outras pastorais e organismos acontece porque, tendo seu carisma na Visitação, que consiste em ir ao encontro das pessoas ao invés de esperar que venham à Igreja, a Pastoral da Criança encontra casos de pessoas que não têm uma prática católica, mas demonstram fé.
“Nestes casos” explica a coordenadora da paróquia Santíssima Trindade, Fátima André, “nos incentivamos essas pessoas a buscarem os sacramentos, seja o batismo, a crisma ou o matrimônio”. Ela explica que a Pastoral respeita todas as religiões, mas nos casos onde a pessoa se diz católica e não tem uma pratica, a pastoral incentiva a busca dos sacramentos e da convivência com os irmãos, dento da Igreja.
“ A gente não chega nas casas pregando, e sim nos solidarizando com as pessoas; mas nesta ação solidária está a mensagem cristã, as pessoas sentem-se atraídas por esta prática da Palavra e vão se chegando à Igreja. São muitos casamentos, crisma batizados de crianças e até de adultos que a l~ideres da pastoral encaminham. Isso sem falar nos casamentos, pois são muitos os filhos acompanhados que convivem sem o sacramento do matrimônio e, com a permanência na pastoral vão praticando e religião e optam por se casar”, explica.
Alguns padre reconhecem que a Pastoral da Criança tem sido porta de entrada da igreja não apenas para a crianças, cujas mães são orientadas para criar na fé, mas para famílias inteiras, que se aproximam da vida cristã depois que passam a ser orientadas pelas líderes da Pastoral, no seu exemplo e na palavras que o Guia do Líder contextualiza, a cada colocação que faz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário