quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pastoral realiza Assembleia Estadual




De sexta-feira, 9, até domingo, dia 11, a Pastoral da Criança reúne seus coordenadores de setor de todo o Estado para celebrar e avaliar as ações de 2011, e planejar ações para enfrentar as dificuldades em 2012. O professor Milton Dantas, da Arquidiocese de Natal, especialista em comunicação pessoal e grupal, vai apoiar a condução do encontro, que acontece no Centro Diocesano Nossa Senhora Estrela do Mar, em Itapipoca.
Um ponto relevante da assembleia será o debate sobre a condução do Encontro Regional da Pastoral no Nordeste, que se dará em Fortaleza durante o mês em março de 2012. Na capital vão reunir-se os nove estados nordestinos e a coordenação nacional da Pastoral da Criança para traçar e corrigir metas, trocar experiencias e valorizar as ações exitosas.
Trata-se de um momento celebrativo, pois entre outras coisas a Pastoral celebra o fato de ter mantido em 9,5 para cada mil bebes nascidos vivos a taxa de mortalidade de crianças acompanhadas por seus líderes, quando o índice nacional é da ordem de 21,64 para cada mil nascidos vivos. Mas é preciso levar em consideração que essa média, menor que a metade da nacional, se mantém com crianças vivem em comunidade pobres, onde a mortalidade é sempre maior a nacional.
Dentre os problemas, a Pastoral da Criança pode apontar a diminuição no número de voluntários. A Pastoral é instituição que mantém o maior número de voluntários em todo o mundo: são 261mil voluntários em 84.241 comunidades, atuando regularmente e não apenas em momento de calamidade. Em 2010 eles dedicaram, no mínimo, quatro horas de trabalho por mês ao acompanhamento de 84.837 gestantes e 1milhão598mil e 807 crianças só no Brasil. O esforço é para promover a saúde física, mental e espiritual das crianças e suas famílias.
Um segundo problema é a dificuldade de recursos: a Instituição, que sempre contou com um repasse considerável do Ministério da Saúde para gastos com transporte, alimentação e capacitação de seus voluntários, está enfrentando dificuldades na liberação desses recursos. O trabalho dos voluntários é contínuo, enquanto os repasses, este ano por exemplo, só de deram no terceiro trimestre; isso levou a Pastoral a gastar suas reservas advindas de doações com transporte e capacitação no primeiro semestre e os convênios não cobrem despesas realizadas antes das liberações de recursos.
A Pastoral da Criança conta com doações de instituições como o HSBC e o Criança Esperança, mas sua maior contribuição é de pessoas que doam um ou dois reais em suas contas de energia elétrica, mensalmente. No Ceará, o número destes doadores ainda é pequeno, e embora a COELCE seja parceira do projeto, não cobrando nada pelo repasse, o valor é muito pequeno se comparado a outros Estados. Qualquer pessoa pode colaborar, e para tanto, basta procurar a coordenação da Pastoral na sua paróquia, já que as doações vão direto para a comunidade onde são colhidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário