segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aniversário da Pastoral no Parque são José

Confraternização de dois anos da Pastoral da Criança e envio das Lideres na Paroquia Parque São José.
As líderes e a coordenação reuniram-se para celebrar a caminhada.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Os primeiros 1000 dias de vida podem afetar nossa saúde para sempre

(veiculada na página da Pastoral d Criança dia 23.11 www.pastoraldacrianca.org.br )
O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, médico Nelson Arns Neumann, divulgou hoje (dia 23) em Curitiba, durante a Assembleia Nacional da entidade, estudos internacionais sobre a influência dos 1000 dias de vida na saúde das pessoas. O resultado do estudo indica para uma mudança de paradigma nos cuidados com a saúde na gestação e dos dois primeiros anos de vida.

Estamos acostumados a pensar nas doenças crônicas como se fossem doenças infeciosas, cada qual com um agente patogênico. Devemos pensar nas doenças crônicas sob um novo paradigma: muitas delas tem sua origem nos primeiros 1000 dias de vida – 270 dias de gestação, e 2 x 365 dias após o nascimento. "Este é um período fundamental para prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão, osteoporose ou doenças coronarianas", afirmou Neumann.

Estudo que acompanhou crianças do nascimento aos 14 anos comprovou: 1) crianças que mamaram no peito tinham, aos 14 anos, menos hipertensão arterial, diabetes e obesidade. 2) Efeito dose-resposta: quanto mais aleitamento menos incidência dessas doenças.

Outra conclusão do estudo mostra que crianças com baixo peso ao nascer têm maior risco de doenças coronarianas. O médico alerta: “o baixo peso da mãe na gestação pode facilitar o parto, mas pode ter efeitos perversos para a vida da criança”. Dados oficiais apontam que aumenta no país o número de crianças que têm baixo peso ao nascer.

Ações preventivas de saúde
A Pastoral da Criança, em suas ações, promove o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, com ações de preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

As ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança estão fundamentadas em evidências científicas. As contribuições recentes das investigações realizadas em crianças apontam que existem fatores que influenciam a saúde nas fases precoces do desenvolvimento humano e, consequentemente, o padrão de saúde e doença ao longo da vida.

O índice de mortalidade infantil na Pastoral da Criança, em 2010, foi de 9,5 mortes para cada mil nascidas vivas, quase metade da média nacional. Neste mesmo ano o percentual de crianças acompanhadas que nasceram com baixo peso (menos de 2,5 Kg) foi de 5,8%.

Dados do Caderno de Informações em Saúde 2010, do Ministério da Saúde, apontam baixo peso ao nascer geral de 8,3% no Brasil. Em 1999 esse índice era de 7,7%. Em Curitiba, os dados oficiais mostram que em 1995 o índice era de 8%. Em 2010, o índice alcançou 9% - nasceram 2.273 crianças com baixo peso na capital paranaense.

Graças ao envolvimento dos milhares de voluntários da Pastoral da Criança, expandiu-se, no país, o apoio integral às gestantes nas comunidades, com o oferecimento de orientação e supervisão nutricional às futuras mães; a valorização da vida, a partir da gestação; a preparação das gestantes para o aleitamento materno; o encaminhamento para as consultas de pré-natal.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conferência Nacional de Saúde começa dia 30. Ceará terá dois delegados representando a Pastoral

No próximo dia 30 de novembro, dois representantes da Pastoral da Criança do Ceará participam, como delegados da 14º Conferencia Nacional de Saúde, em Brasília. Eles foram eleitos na Conferência Estadual, entre mais de mil delegados escolhidos nos municípios do Ceará. A conferencia estadual aprovou mais de 400 propostas para garantir o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas foram elaboradas por usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS nas conferências municipais. A Pastoral da Criança do Ceará será representada pelos jovens Nina Girão que é titular do CESAU, e Ronildo Oliveira Coordenador do Núcleo quatro e Conselheiro Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte, os mesmo irão defender as propostas nos dias 30 de novembro a 04 de dezembro em Brasília –DF.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lavras da Mangabeira realiza Oração pela Criança


O Ramo São Vicente Férrer, de Lavras da Mangabeira/CE, realizou a abertura da Semana de Oração e Ação da Criança no dia 13 de novembro, com missa de ação de Graças. O tema deste ano "reduzir a violência e construir a paz" está motivando as ações da semana de 13 a 20 de novembro. A Pastoral da Criança, que integra a Rede Mundial de Religiões para a Infância (GNRC), está mobilizando seus 230 mil voluntários em cerca de 40 mil comunidades em todos os estados brasileiros.


Na missa, celebrada pelo Pe. Benedito Alves com a participação dos líderes e voluntários da Pastoral da Criança, foi distribuída a oração da criança aos presentes. Padre Benedito fez um breve relato sobre a missão da Pastoral da Criança na Paróquia e sobre seu belissimo trabalho realizado durante os 19 anos de missão e ação pela vida. A missa foi transmitida pelas Rádio Vale do Salgado e Rádio Boqueirão, grandes parceiras na divulgação das Ações da Pastoral da Criança. O padre encerrou a missa convidado todos os líderes voluntários a se dirigirem a frente do altar para que o mesmo enviasse todos nessa semana de missão. Encerrando a missa o Coordenador Pedro Pereira Marcos fez uso da palavra falando sobre início da Pastoral da Criança e como está a sua atuação hoje além de fazer um convite as pessoas para serem voluntários da Pastoral da Criança.

As atividades da Semana de Oração e Ação pela Criança estão sendo realizadas em todas as comunidades com Pastoral da Criança. Aonde não há Pastoral da Criança, com ajuda do padre Benedito, está sendo distribuído o material para as redes de comunidades, fazendo com que essa semana de oração seja celebrada em todas as comunidades do Município de Lavras da Mangabeira.

Colaboração: Pedro Pereira Marcos

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Implantação da Pastoral da Criança na paroquia N. S. do Perpetuo Socorro em Mombaça


Mombaça tem mais Pastoral da Criança. No dia 16 de outubro, em missa comunitária, foi oficializado a implantação da Pastoral da Criança na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no municipio de Mombaça. A santa missa foi celebrada pelo o padre Valtelanio Leite Dias.
O Pároco demonstrou muito entusiasmo e alegria de ter implantado a Pastoral da Criança em sua paróquia e destacou a missão dos lideres voluntarios que vão atuar em seis novas comunidades, nos bairros empobrecidos da sede da cidade. Depois apresentou a comunidade os doze novos lideres capacitados e a coordenadora do novo Ramo a senhora Maria Irandy Camilo Soares. A coordenadora do Setor, Alcileide Bezerra, participou da celebração, onde falou da missão da Pastoral da Criança e sua importância para as famílias acompanhadas, agradeceu ao padre pelo o apoio dado desde o inicio e pediu a todos que apoiassem o trabalho das lideranças nos bairros que vão atuar. O padre e a coordenadora diocesana/setor fez o envio dos 12(doze) lideres e sua coordenadora Paroquial/ramo.em seguida os lideres assinaram o livro ouro da pastoral da criança e cada um recebeu sua carteirinha de indentificação do líder, todos ficaram felizes e com muita expectativa para a missão,que o Deus da vida possa guiar cada um desses missionarios,que com seu amor levará vida e vida em abundancia para todas as crianças.


colaboração:Alcileide Bezerra de Oliveira - coordenadora diocesana/ setor