domingo, 28 de agosto de 2011

Pastoral da Criança luta pela Regulamentação da EC 29



Qui, 25 de Agosto de 2011 17:07 (replicado da coordenação Nacional)

Representantes de várias entidades e movimentos sociais, entre elas as Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa – organismos de ação social da CNBB - participaram ontem (24 de agosto) de ato público em defesa da regulamentação da Emenda Constitucional 29, na Câmara dos Deputados em Brasília. O ato foi motivado pela entrada da EC 29 na pauta de debates da Comissão de Seguridade Social e Família.

O objetivo é pressionar os parlamentares a votarem a regulamentação da EC 29 que irá destinar mais recursos para saúde e estabelecer percentuais mínimos aos Municípios, Estados e União, tendo definição clara dos componentes de gastos com saúde. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma das instâncias de vanguarda nesta mobilização.

Colaboração: Vania Lucia F. Leite, da assessoria nacional da Pastoral da Crianca

Mais informações em http://www.conselho.saude.gov.br

Secretaria de Saúde de São Paulo apoia campanha “Antibiótico: primeira dose imediata” PDF Imprimir E-mail
Sex, 26 de Agosto de 2011 13:51(replicado da página nacional)

A campanha “Antibiótico: primeira dose imediata”, lançada no mês de julho pela Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde, foi apresentada quarta-feira, dia 24, à equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Em reunião com a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, a coordenadora da equipe de Saúde da Criança e do Adolescente (SMS) Athenê Maria Mauro definiu ações para divulgar e fortalecer a campanha no município de São Paulo.

No encontro, que contou com a participação de Maria do Rosário Gazzola de Souza e Josué Pereira de Souza, representantes da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde anunciou que pretende divulgar a campanha através de capacitação para as 438 Unidades Básicas de Saúde, das quais 261 são da Saúde da Família e para 116 unidades da Assistência Médica Ambulatorial (AMA).

A proposta da secretaria é fortalecer a campanha no município com orientação sobre a dispensação e preparo do antibiótico, fornecendo às mães um “mapa do horário”, organizando nas Unidades de Saúde. Com isso, será possível um acompanhamento personalizado das crianças com pneumonia que receberam as primeira dose imediata do medicamento.

Ainda durante a reunião na SMS, foram debatidos problemas que as representantes da Pastoral da Criança encontram no acompanhamento às gestantes nas comunidades mais pobres da cidade de São Paulo e sobre o trabalho em conjunto realizado na Aldeia Indígena do Jaraguá.

Na manhã de quarta-feira Irmã Vera, acompanhada pelos coordenadores Irmã Gilvaneide (ramo), Maria Helena Pina (setor) e José de Anchieta (estado) visitou a Favela do Moinho (Setor Sé). “Mais uma vez nos confrontamos com realidades que nos fazem repensar a nossa missão de levar vida em abundância para todos”, frisou Maria do Rosário.

Assessoria de Comunicação, com colaboração de Maria do Rosário Gazzola de Souza.

Coordenação Nacional da Pastoral da Criança


http://pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1123:secretaria-de-saude-de-sao-paulo-apoia-campanha-antibiotico-primeira-dose-imediata&catid=46:nacionais&Itemid=38