domingo, 16 de janeiro de 2011

Ministério lança livro sobre violência contra a criança

O Ministério da Saúde lançou uma publicação especial sobre atenção da criança, com foco na violência: Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências.
É um manual de atenção, que os profissionais de saúde devem seguir, bem interessante para as líderes e principalmente para capacitadores, pois após as conceituações sugere medidas práticas para atuação. A linguagem é relativamente simples. O livro tem 104 páginas e pode ser lido diretamente, ou copiado. Sugerimos a que puder que, não podendo ler toda a publicação, dê prioridade ao que se relaciona à gestação e a primeira infância. 
Está disponível no portal do ministério: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/linhadecuidado.pdf

CONASS também disponibiliza publicação sobre violência

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, disponibilizou pela Internet uma publicação sobre prevenção da violência. A documenta 17, intitulada “Violência, uma epidemia silenciosa - propostas, estratégias e parcerias por área de atuação; mostra a violência como uma doença social que pode e precisa ser tratada e prevenida”.
O Presidente do CONASS afirma, na apresentação da publicação, que “a  violência não é apenas uma questão de segurança pública. É, antes de tudo, um problema de saúde. O grande avanço é levantar o debate nacional sobre problema da violência como uma epidemia que pode ser prevenida”.
A situação da violência no Brasil é preocupante. Os dados dão conta de que só em 2006, 90.775 pessoas morreram vítimas de violência no Brasil, o que envolve homicídios, mortes no trânsito e suicídios..
A publicação pode ser acessada no site do CONASS.  http://www.conass.org.br/admin/arquivos/documenta_17.pdf

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Celebração Eucarística marcou UM ANO DE ZILDA ETERNA

A igreja de Bom Jesus dos Aflitos, em Parangaba-Fort, ficou lotada para a celebração Eucarística que marcou Um Ano de Zilda Eterna, passagem de Zilda Arns, para a vida eterna. A médica pediatra, fundadora da Pastoral da Criança foi vítima do terremoto que devastou o Haiti dia 12 de janeiro de 2010. A iniciativa da Pastoral da Criança contou com a participação de coordenadores e líderes da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia e na Arquidiocese.
Para o evento, que aconteceu às 19 horas da quarta-feira, dia 12, vieram líderes de muitos ramos (que, na Pastoral correspondem a área geográfica de uma paróquia católica) de Fortaleza e alguns de outros municípios como Itapebussu, em Maranguape; Antônio Diogo, em Redenção, etc. Na ocasião, o Pe Leomar Leon, pároco de Parangaba, que presidiu a celebração, foi homenageado por seus 14 anos de ordenação, completos no dia 11.
Foram realizadas orações por membros da Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza que faleceram em 2010: Nelson, Francisco de Assim e Maria José Nobre. Maria José era coordenadora da comunidade Villa das Flores, em Pacatuba, e faleceu há 17 dais.
Veja as fotos (quem dispor de mais fotos da celebração pode disponibilizar aqui, fazendo contato conosco pelo e-mail: vivaavidafortaleza@hotmail.com







segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Missa de Um Ano de Zilda Eterna

Na quarta-feira, dia 12 vamos celebrar Um Ano de Zilda Eterna, marcando o dia em que a Dra Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, passou a viver eternamente... Vai ser às 19h de quarta-feira na Igreja Bom Jesus dos aflitos na Parangaba. Quem puder comparecer vá, porque a igreja é em frente ao terminal da Parangaba e tem ônibus pra toda Fortaleza.

É muito importante celebrar esta data, porque nós católicos, entendemos que os santos são homenageados na data de sua morte e Zilda Arns, embora ainda não tenha sido iniciado um processo pra sua beatificação, foi sempre uma pessoa que viveu o amor de Deus em plenitude. Tanto que seu trabalhou fez milagres e ainda hoje faz, em muitos lares do Brasil e agora de 20 países do mundo.

*Como dizia Dom Hélder, tem gente que a gente não enterra, semeia.

Pastoral da Criança - CE Completou 25 Anos

A Pastoral da Criança completou 25 anos de atuação no Ceará movimentando voluntários, apoios e amigos em vários setores do Estado.
A Coordenadora Nacional, Irmã Vera Altoé, participou da programação que contou com homenagens da Câmara Municipal de Fortaleza e da Assembléia Legislativa, passeatas e encontros.

Muitas entrevistas marcaram o evento e os dois maiores jornais impressos da Capital dedicaram, no dia 8 de outubro, uma e meia página à Pastoral da Criança. Cento e vinte membros da coordenação nas paróquias da Arquidiocese participaram de um Congresso, entre os dias 8 e 10. O evento foi aberto pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

A programação começou na terça-feira, 5 de outubro com visita da Coordenadora Nacional, Irmã Vera Altoé, acompanhada da coordenadora Estadual, Marister Guimarães e do Setor Sertão, Lucilda Avelino, ao município de Canindé. Dia 6 as coordenadores visitaram a Região Praia e dia 7 o setor Quixadá. No dia 8 foi a festa de toda a Arquidiocese de Fortaleza, com homenagem na Câmara e a Missa Solene de Abertura do Encontro.

Na sessão especial da Câmara Municipal a vereadora Eliana Gomes(PCdoB), cuja liderança se afirmou no Bairro Élery – onde a Pastoral atua há mais de 20 anos, anunciou que a casa onde viveu seu pai, na comunidade “mutirão” será destina à Pastoral da Criança em comodato, para as atividades da comunidade conhecida como Açude João Lopes. A coordenadora do Ramo Senhor do Bonfim, Catarina Pires Braga considerou a doação da maior importância para o crescimento da Pastoral no local, que é distante da Sede da Paróquia.

Colaboração: Inês Prata Girão